Deputado Acácio Favacho empossa deputado Eunício Oliveira no cargo de presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano

Por Janaína Valadares | Publicado: 24/04 às 12:53:01 |

Durante a cerimônia de posse realizada nesta quarta-feira (24) na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, o deputado Acácio Favacho fez um breve histórico dos resultados de sua gestão quando presidente da comissão, em 2023.  

Descrição da imagem
Foto: Jairo Santos

“Assumi esse cargo em 2023 pela alta relevância por acreditar na necessidade da conectividade entre Brasília e o Brasil, para incentivar e realizar debates na comissão, compartilhar ideias e contribuir para o desenvolvimento urbano do nosso país. Na Comissão, Acácio presidiu mais de 70 reuniões no plenário, ou seja, mais de uma reunião por semana”, conta.

A comissão realizou em 2023 cerca de 30 reuniões Deliberativas Ordinárias, 9 Reuniões de Audiências Públicas, 6 Mesas-Redondas, 2 Seminários, 17 Reuniões de trabalho e 14 outros eventos, nas quais foram tratadas as seguintes ações: entregou o Prêmio Lucio Costa para o ministro das Cidades, Jader Filho, por sua atuação à frente do ministério, e homenageou o ex-deputado e ex-presidente da CDU, Celso Maldaner (MDB/SC), com uma fotografia na galeria de ex-presidentes dentro do plenário da CDU.

O deputado também aprovou projetos relevantes como: quitação pelo Estado de imóvel de policial aposentado por acidente de trabalho; prioridade no Minha Casa, Minha Vida para famílias com dependente com microcefalia e pessoas que realizaram transplante de órgãos; a criação do bilhete único nacional para transporte público, de coletores de resíduos sólidos nos bueiros, da parada de ônibus para pessoa com deficiência, de redes elétricas subterrâneas em locais tombados; a instalação de itens de segurança em escadas rolantes; não cobrança de IPTU em área que não possui requisitos urbanísticos mínimos; entre outros.

Na comissão o deputado também participou de importantes audiências como a realizada com o presidente do IBAMA, Rodrigo Mendonça, para explicar a recusa da licença para a exploração de gás e petróleo no Amapá, e com o Ministro das Cidades, Jader Filho, para debater sobre política urbana. 

No Amapá, participou de Mesa-redonda para debater extinção da Funasa na Assembleia Legislativa, de reuniões que debateram o reajuste da energia elétrica no Amapá pela ANEEL e instalou a subcomissão para acompanhar a execução do contrato de concessão energética da Equatorial. Acácio finalizou a solenidade agradecendo o apoio dos servidores que integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano e os responsáveis pelo suporte administrativo e técnico necessários para o bom andamento dos trabalhos, e sua assessoria legislativa, jurídica e de comunicação, que acompanharam os trabalhos deste Colegiado.


Desenvolvido por Jairo Santos - 2023 | jsdesign.com.br